Menu:

Síntese Informativa

           António Oliveira Salazar nascido em Santa Comba Dão, em 1889, licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra. Dirigiu, de forma ditatorial, os destinos do País durante quatro décadas. Foi ministro das Finanças, presidente do Conselho de Ministros, fundador e chefe do partido União Nacional. Afastou todos os que tentaram destituí-lo do cargo. Instituiu a censura e a polícia política. Criou dois movimentos paramilitares: a Legião e a Mocidade Portuguesas. Mas equilibrou as finanças públicas, criou as condições para o desenvolvimento económico. Foi eleito Presidente da Republica Portuguesa, impôs o partido único, exercendo uma política de regime totalitário, nacionalista, antiliberal e autoritário. Faleceu em 1970, foi uma figura controversa, marcou sem dúvida a história do País.

           Nicolas Sarkozy nasceu em Paris em 1955, numa família aristocrata e praticante do catolicismo. Durante a juventude foi seguidor do Papa João Paulo II. Formou-se em direito na universidade de Paris e especializou-se em Ciências Politicas. Fez carreira política exercendo vários cargos, entre outros, foi deputado do Parlamento Francês, Ministro do Interior, da Economia, Finanças e Industria, exercendo uma política liberal económica. De 2005 a 2007 foi Presidente do Partido Conservador Francês. Em 2007 ganhou as eleições e é actualmente Primeiro-ministro da República Francesa.

Conservadores Anglo-Saxónicos:

           Winston Churchill nasceu em 1874, no Palácio de Lenheis onde teve uma infância não muito feliz. Frequentou a Escola Militar, cadete de cavalariça, oficial e jornalista. Foi Presidente da Câmara do Comércio. Formou família. Foi Ministro do Interior, das Munições e de Guerra, Parlamentar e Primeiro-ministro Inglês. Num dos seus famosos discursos surge a celebre frase, ”sangue suor e lágrimas”. Exerceu uma política totalitarista, nacionalista e antiliberal. Foi mudando a sua política associando-se aos liberais o que o levou á derrota política. Dedicou-se á literatura e morreu aos 91 anos deixando pesar mundial.

           Margareth Thacher nasceu na cidade de Grandham em 1925. Formou-se em química na Universidade de Oxfotd. Estudou direito e foi deputada pelo Partido Conservador e secretária de Estado da Educação e Ciência. Em 1978 venceu as eleições para o cargo de Primeira  Ministra do Reino Unido. Privatizou empresas e praticou o neoliberalismo e enfrentou vários problemas políticos, o que lhe deu o título de “Dama de Ferro”. Com a entrada do seu país na União Europeia, gerou oposição entre os conservadores e foi derrubada da liderança do partido. Hoje é conferencista honorária, oferecendo solidariedade ao ex-ditador Pinochet preso em Londres.

           Ronald Reagan nasceu no Estado de Illinois em 1911. Estudou economia e sociologia. Foi jogador de futebol, locutor de rádio, actor em Hollywood e presidente do sindicato de actores. Na sua política era anticomunista, passando de liberal para conservador. Foi Governador da Califórnia e Presidente do Partido Republicano. Conquistou a Casa Branca, renovou a autoconfiança nacional e foi reeleito levando o país á prosperidade com o lema "paz pela força”. Apoiou as voltas anticomunistas. Deixou o governo e viveu no seu rancho na Califórnia. Faleceu com 93 anos vítima de doença progressiva e degenerativa.